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dc.contributor.authorJordán, Arturo de Pádua Walfrido-
dc.date.accessioned2024-08-08T12:56:39Z-
dc.date.available2024-08-08T12:56:39Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/1054-
dc.description.abstractIntrodução: A espiritualidade é uma dimensão que confere sentido e propósito à vida, podendo estar relacionada à religião, religiosidade, naturalismo, humanismo e arte. Ao favorecer um coping ou enfrentamento religioso/espiritual positivo, a espiritualidade estimula a resiliência e a visão positiva de mundo. Nesse contexto, ela pode influenciar sintomas associados a transtornos mentais, como ansiedade, depressão e estresse. É descrito que os profissionais de saúde, em particular os que estão em formação, sofrem grande pressão acadêmica, profissional e pessoal, podendo impactar negativamente na saúde mental destes sujeitos. Assim, a espiritualidade e o coping religioso/espiritual, como dimensões inerentes ao sujeito, surgem como um recurso importante para auxiliar nas atitudes frente aos desafios inerentes à formação e promover uma melhor saúde mental. Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico/acadêmico e fatores associados a espiritualidade analisando os efeitos de uma intervenção educacional em espiritualidade nos sintomas de ansiedade, depressão e estresse em residentes da secretaria de saúde em Recife-PE. Métodos: Estudo transversal e ensaio educacional tipo antes e depois, com intervenção realizada por meio do módulo transversal de espiritualidade e integralidade oferecido aos residentes de nove programas de residência da Secretaria de Saúde do Recife. O estudo foi realizado entre março de 2020 e outubro de 2023. A amostra foi calculada na população total de 143 residentes que participaram do módulo transversal de espiritualidade e integralidade em 2021 e 2022. Com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, a amostra calculada foi de 105 sujeitos. A amostra final incluiu 107 sujeitos. Os critérios de inclusão foram ter mais de 18 anos, estar matriculado regularmente em um programa de residência da SESAU e cursar o módulo de espiritualidade e integralidade. Como critério de exclusão, utilizou-se afastamento por licença-maternidade ou alguma condição clínica durante o período do estudo. Os pesquisadores utilizaram um instrumento próprio para a coleta de dados, abrangendo informações sociodemográficas, educacionais e de formação complementar. Adicionalmente, aplicaram-se a Escala de Autoavaliação Espiritual (SSRS), para aferir o nível de orientação espiritual, a Escala Abreviada de Coping Religioso/Espiritual (CRE-Breve), para avaliar estratégias de enfrentamento ligadas à religiosidade/espiritualidade, e a versão resumida da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), destinada à mensuração dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse nos participantes. O questionário incluindo as escalas foi aplicado antes da intervenção educacional e seis meses depois. Os dados coletados foram digitados no Excel com dupla entrada e validados no Epi Info 7.2.4. A análise foi realizada no software Stata 12.1. As variáveis categóricas foram descritas por frequências absolutas e relativas e as numéricas por média e desvio padrão. A comparação pré e pós foi realizada pelo teste de homogeneidade marginal de Stuart-Maxwell para as variáveis categóricas e o Teste T de Student para as numéricas. A análise de fatores associados à ansiedade, depressão, estresse e espiritualidade usou modelos de regressão de Poisson. Cada variável teve sua significância estatística calculada, bem como as razões de prevalência brutas e ajustadas, com intervalos de confiança de 95%. Para fins estatísticos foi considerado valor p < 5%. Os estudos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP sob os pareceres 5.097.535 e 4.556.357 com CAAE: 52660721.2.0000.5201 e 42807221.2.0000.5201. Resultados: Dos 107 participantes, predominou a idade entre 21 e 25 anos (45,8%), o sexo feminino (79,4%), a residência multiprofissional (50,5%) e residentes cursando o primeiro ano do programa (89,7%). Foi encontrado coping religioso espiritual positivo nas categorias médio, alto e altíssimo em 69,2%, coping religioso espiritual negativo baixo ou nenhum em 93,4% e nível de orientação espiritual média/alta em 57%. No modelo final para nível de orientação espiritual média/alta, os residentes na especialidade de enfermagem apresentaram razão de prevalência de 46% a mais em relação ao nível baixo, comparados à categoria das residências multiprofissionais. Residentes com pós-graduação Lato Sensu apresentaram razão de prevalência de 40% a mais para terem nível de orientação espiritual média/alta em comparação ao nível baixo, do que os que cursaram somente a graduação. Houve variação do Coping Religioso/Espiritual Total (CRE total) de baixo/médio para baixo, Coping Religioso/Espiritual Positivo (CREP) de médio para baixo/médio e do Coping Religioso/Espiritual Negativo (CREN) de baixo para nenhum/baixo após a intervenção (p < 0,001). Ao avaliar a razão do CREN/CREP, foi identificado o valor de 0,53 na fase 1 e 0,59 na fase 2 sem significância estatística na mudança entre as fases. A média do escore do nível de orientação espiritual antes da intervenção foi menor e estatisticamente significante (p<0,001) comparada ao escore médio após a intervenção, enquanto o CREN maior permaneceu associado a sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Conclusão: Os maiores níveis de orientação espiritual e o coping religioso positivo foram mais prevalentes nos profissionais de enfermagem e naqueles com maior formação acadêmica. Houve modificação do CRE total, CREP e CREN. A intervenção educacional elevou o nível de orientação espiritual sem afetar diretamente depressão, ansiedade ou estresse, entretanto, maior coping religioso negativo esteve associado a maior frequência de sintomas.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Spirituality is a dimension that confers meaning and purpose to life and can be related to religion, religiosity, naturalism, humanism, and art. By fostering positive religious/spiritual coping, spirituality promotes resilience and a positive worldview. In this context, it can influence symptoms associated with mental disorders such as anxiety, depression, and stress. It is well-documented that healthcare professionals, particularly those in training, experience significant academic, professional, and personal pressures, which can negatively impact their mental health. Thus, spirituality and religious/spiritual coping, as inherent dimensions of individuals, emerge as important resources to assist in coping with the challenges of training and promoting better mental health. Objective: To identify the sociodemographic/academic profile and factors associated with spirituality by analyzing the effects of an educational intervention in spirituality on symptoms of anxiety, depression, and stress among residents of the health department in Recife-PE. Methods: This is a cross-sectional study and educational trial of the before-and-after type, with the intervention conducted through the transversal module of spirituality and integrality offered to residents of nine residency programs of the Recife Health Department. The study was conducted between March 2020 and October 2023. The sample was calculated from the total population of 143 residents who participated in the transversal module of spirituality and integrality in 2021 and 2022. With a confidence level of 95% and a margin of error of 5%, the calculated sample size was 105 subjects. The final sample included 107 subjects. Inclusion criteria were being over 18 years old, being regularly enrolled in an SESAU residency program, and attending the spirituality and integrality module. The exclusion criterion was being on maternity leave or having a clinical condition during the study period. Researchers used a self-designed instrument for data collection, covering sociodemographic, educational, and complementary training information. Additionally, the Spiritual Self-Rating Scale (SSRS) was administered to measure the level of spiritual orientation, the Brief Religious/Spiritual Coping Scale (Brief RCOPE) was used to assess coping strategies related to religiosity/spirituality, and the shortened version of the Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21) was employed to measure symptoms of anxiety, depression, and stress among the participants. The questionnaire, including the scales, was applied before the educational intervention and six months later. The collected data were entered into Excel with double entry and validated in Epi Info 7.2.4. Analysis was performed using Stata 12.1 software. Categorical variables were described by absolute and relative frequencies, and numerical variables by mean and standard deviation. Pre-and post-interventioncomparisons were made using the Stuart-Maxwell marginal homogeneity test for categorical variables and the Student's t-test for numerical variables. The analysis of factors associated with anxiety, depression, stress, and spirituality used Poisson regression models. Each variable's statistical significance was calculated, as well as the crude and adjusted prevalence ratios, with 95% confidence intervals. For statistical purposes, a p-value < 0.05 was considered significant. The study was approved by the IMIP Research Ethics Committee under opinions 5.097.535 and 4.556.357, with CAAE: 52660721.2.0000.5201 and 42807221.2.0000.5201. Results: Among the 107 participants, the predominant age group was 21 to 25 years (45.8%), the majority were female (79.4%), in multiprofessional residency programs (50.5%), and in their first year of the program (89.7%). Positive religious/spiritual coping was found in the medium, high, and very high categories in 69.2%, low or no negative religious/spiritual coping in 93.4%, and medium/high spiritual orientation in 57%. In the final model for medium/high spiritual orientation, residents in the nursing specialty had a 46% higher prevalence ratio for medium/high spiritual orientation compared to those in multiprofessional residencies. Residents with Lato Sensu postgraduate education had a 40% higher prevalence ratio for medium/high spiritual orientation compared to those who had only completed undergraduate studies. There was a shift in the Total Religious/Spiritual Coping (TRC) from low/medium to low, Positive Religious/Spiritual Coping (PRC) from medium to low/medium, and Negative Religious/Spiritual Coping (NRC) from low to none/low after the intervention (p < 0.001). When evaluating the NRC/PRC ratio, a value of 0.53 in phase 1 and 0.59 in phase 2 was identified, with no statistically significant change between the phases. The mean score of the spiritual orientation level before the intervention was lower and statistically significant (p < 0.001) compared to the mean score after the intervention, while higher NRC remained associated with symptoms of depression, anxiety, and stress. Conclusion: Higher levels of spiritual orientation and positive religious coping were more prevalent among nursing professionals and those with higher academic qualifications. There were changes in total TRC, PRC, and NRC. The educational intervention elevated the level of spiritual orientation without directly affecting depression, anxiety, or stress; however, higher negative religious coping was associated with a greater frequency of symptoms.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectAnsiedade.pt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.titleEfeitos de uma intervenção educacional em espiritualidade nos sintomas de ansiedade, depressão e estresse em residentes da secretaria de saúde em Recife-PEpt_BR
dc.higia.programDoutorado em Saúde Integralpt_BR
dc.higia.tipoTesept_BR
dc.higia.pages200 f.pt_BR
dc.higia.orientadorCaminha, Maria de Fátima Costa-
dc.higia.coorientadorBarbosa, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.higia.pesqEducação de profissionais em saúdept_BR
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