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dc.contributor.authorFalcão, Clarissa Roberta Azedo-
dc.date.accessioned2019-07-30T14:31:10Z-
dc.date.available2019-07-30T14:31:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/145-
dc.description.abstractEsta dissertação se propôs a realizar um estudo de avaliação de desempenho utilizando como referencial teórico a abordagem teórica desenvolvida pela Universidade de Montreal, no Canadá, chamado de Evaluantion Globale et Integrée de la Performance dês Systemas de Santé (EGIPSS). Essa ferramenta analítica e avaliativa avalia o desempenho de políticas, programas e serviços. O EGIPSS sistematiza classificatoriamente as funções: adaptação, manutenção dos valores, alcance de metas e produção. Objetivo: avaliar o desempenho do ambulatório geral de pediatria de um Hospitalar-Escola em Pernambuco. Método: Pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa e qualitativa, do desempenho de um ambulatório geral de pediatria, inserido em um Complexo Hospitalar com nível terciário de complexidade localizado no Recife realizada no período 2014-2016. A população de estudo foi composta pelos médicos, estudantes, funcionários de nível médio e usuários, representados por mães ou responsáveis pelas crianças assistidas no ambulatório. Os dados coletados foram através de diversas fontes, tais como: entrevistas semi-estruturadas, questionários, grupo focal e prontuários. Foi elaborado o Modelo Lógico e o Modelo Integrador do Desempenho do ambulatório. A partir desses modelos, foi elaborada a Matriz de Análise e Julgamento contendo além dos componentes, funções e indicadores, os parâmetros e a pontuação. Resultados: O desempenho do ambulatório geral de pediatria do IMIP de acordo com o modelo global e integrador apresentou um desempenho regular (74,5%), com destaque para a função “Manutenção de Valores” (80%), seguido da “Adaptação” (78%), ambos classificados como satisfatório. Porém as funções “Produção” (72%) e “Alcance de Metas” (68%) apresentaram desempenho regular. Conclusão: Esse estudo deixa como contribuição ao gestor um modelo adaptado como instrumento de avaliação de desempenho no nível ambulatorial, que poderá ser adaptado a outros setores da Instituição; um retrato detalhado e multidimensional do desempenho do ambulatório de pediatria, que permite: compreender a dinâmica de funcionamento do serviço; ajustar as funções; visualizar o problema e identificar os caminhos para melhor tomada de decisão; e potencializar o que favorece o desempenho satisfatório e corrigir as fragilidades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstilo de vida saudávelpt_BR
dc.subjectDoenças cardiovascularespt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleAvaliação de desempenho do ambulatório geral de pediatria de uma instituição de referência em Pernambucopt_BR
dc.higia.programMestrado em Saúde Integralpt_BR
dc.higia.tipoDissertaçãopt_BR
dc.higia.pages56 f.pt_BR
dc.higia.orientadorVidal, Suely Arruda-
dc.higia.areaEpidemiologia dos principais problemas de saúde materno infantilpt_BR
dc.higia.pesqPrevenção de doenças de adulto na infância e na adolescênciapt_BR
Aparece nas coleções:­Mestrado em Saúde Integral

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