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dc.contributor.authorFlores, Nayyara Glicia Calheiros-
dc.date.accessioned2019-10-14T13:08:00Z-
dc.date.available2019-10-14T13:08:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/275-
dc.description.abstractIntrodução: visando dar assistência às pessoas portadoras de deficiência, o Ministério da Saúde instituiu a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde estabelecendo a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva (PNASA), criando os Centros Especializados de Reabilitação com o objetivo de diagnosticar, tratar e reabilitar pessoas com deficiência auditiva. Objetivo: analisar a implantação da política de saúde auditiva nos centros especializados de reabilitação auditiva de Maceió considerando o contexto organizacional no grau de implantação e verificar a responsividade na visão dos clientes. Métodos: Estudo realizado em duas etapas. Na primeira, realizou-se pesquisa avaliativa de análise da implantação, que investigou a influência dos determinantes contextuais sobre o grau de implantação, utilizando-se de uma avaliação normativa das dimensões estrutura e processo. Foi elaborado um modelo lógico e matriz de indicadores e construído questionários estruturados e checklist nos quatros centros avaliados. aplicado aos coordenadores e às equipes de saúde e um cheklist, e aos representantes da gestão municipal e estadual, coordenadores de atenção a saúde auditiva e coordenadores dos centros. Esses dados foram obtidos no período de janeiro a abril de 2016 e o grau de implantação classificado como “implantação satisfatória”, “Implantação parcial” e “implantação incipiente”. Para análise da influência do contexto adotou-se categorização de Matus, projeto de governo, capacidade de governo e governabilidade. A partir dessas categorias o contexto organizacional foi classificado em: “Favorável”, “Favorável com fragilidade” e “desfavorável”. Na segunda etapa, o estudo da responsividade abordou as dimensões “expectativas e percepções do cliente”, agrupadas nas categorias “respeito pelas pessoas” e “orientação para o cliente”. Para essa análise realizou um estudo descritivo, quantitativo. Aplicou-se um questionário baseado no instrumento da Organização Mundial de Saúde (Multi-Country Survey Study) em 117 usuários na unidade A, 65 na B, 79 na C e 98 na unidade D. Adotou-se a escala Likert, com respostas que variavam de um a quatro pontos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas sob CAAE 48417315.1.0000.5011. Resultados: apresentado em forma de dois artigos. No primeiro, a análise da implantação mostrou-se implantado em três unidades (A, B e C) e parcialmente implantado na D. Quanto ao contexto, o projeto de governo encontra-se 6 intermediário e a capacidade de governo, avançado nas unidades A, B e C e incipiente na D. A governabilidade mostrou-se avançado nas unidades A, B e C e intermediário na unidade D. As unidades A, B e C apresentaram contexto avançado e grau implantado. No segundo artigo demonstrou-se que as questões relacionadas à dignidade tiveram avaliação positiva. Na dimensão “Pronto atendimento/agilidade” e “autonomia”, os pontos negativos foram respectivamente o tempo de espera para consulta otorrinolaringológica e o direito de escolha do profissional,. Quanto ao tempo de concessão da prótese auditiva, a espera foi de 3 a 6 meses nas unidades A, B e C e 6 a 9 meses na unidade D. Para “serviços básicos”, a maioria classificou como boa a limpeza e pobre a ventilação. As unidades foram classificadas como muito boas no aspecto da facilidade de localização, sinalização e acesso ao direito à reclamação, exceto na unidade D, classificada como pobre. Verificou-se que o domínio de melhor expectativa foi “confiabilidade” e o pior avaliado foi “escolha profissional”. Conclusões: os resultados mostraram a influência positiva dos contextos organizacionais nas unidades A, B e C sobre o grau de implantação e as repercussões na unidade D com menor grau de implantação decorrente, sobretudo, dos componentes Gestão e Educação em saúde. A maioria dos domínios da responsividade avaliados receberem uma avaliação positivapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectavaliação em saúdept_BR
dc.subjectperda auditivapt_BR
dc.subjectauxiliares de audiçãopt_BR
dc.titlePolítica de atenção à saúde auditiva: estudo avaliativo nos centros especializados de reabilitação em maceiópt_BR
dc.higia.programDoutorado em Saúde Integralpt_BR
dc.higia.tipoTesept_BR
dc.higia.pages127 fpt_BR
dc.higia.orientadorVidal, Suely Arruda-
dc.higia.areaAvaliação de políticas, programas e projetos de saúdept_BR
dc.higia.pesqAvaliação de programas e serviços de saúdept_BR
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