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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Germanna Virgínya Cavalcanti-
dc.contributor.authorLima, Eduardo Jorge da Fonseca-
dc.contributor.authorSantos, Carmina Silva dos-
dc.contributor.authorParedes, Camila Esteves-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Amanda Londres Lopes-
dc.contributor.authorBerenguer, Mariana de Freitas-
dc.date.accessioned2019-10-29T18:47:03Z-
dc.date.available2019-10-29T18:47:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/382-
dc.description.abstractObjetivos: Avaliar o ensino de Pediatria nas escolas médicas da cidade do Recife e Região Metropolitana, comparando as matrizes curriculares com as recomendações das diretrizes nacionais. Métodos: Estudo de corte transversal, realizado de Agosto/17 a Julho/18. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário padronizado e as informações foram fornecidas pelos coordenadores e/ou docentes em entrevista presencial. Foram abordados aspectos relacionados à carga horária total da graduação e das atividades destinadas ao ensino de Pediatria durante os diversos momentos do curso; objetivos de aprendizado; formato de avaliação; momento de inserção dos conteúdos de Pediatria na grade curricular e cenários de aprendizagem prática. As informações foram revisadas, digitadas em dupla entrada e armazenadas em planilha Excel (2007). Foram verificadas as frequências. Resultados: A amostra foi composta pelas seis escolas médicas de Recife e Região Metropolitana à época do início do estudo. A natureza jurídica das instituições apresentou-se da seguinte forma: pública federal 1/6, pública estadual 1/6, privada 4/6. Quanto à carga horária total do curso médico, todas as escolas apresentaram carga horária superior a 7.000 horas, e a carga horária total destinada à pediatria variou entre 601 e maior que 1.000 horas. O primeiro contato dos estudantes com conteúdos de Pediatria ocorre no primeiro ano do curso em quatro das instituições, enquanto nas demais o ensino da pediatria é introduzido ao final do segundo ano e ao longo do terceiro. Todas as instituições estudadas realizam avaliação de competências clínicas nos primeiros quatro anos da graduação, e cinco responderam que já existe, ou que está prevista para ser realizada, a avaliação de competências clínicas nos rodízios de pediatria do internato. Conclusão: Observou-se que, apesar das diretrizes nacionais, existem diferenças no ensino da pediatria entre as Escolas Médicas avaliadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola médicapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.titleAvaliação do ensino de pediatria nas escolas médicas de recife e região metropolitana: um estudo transversalpt_BR
dc.higia.programPIBICpt_BR
dc.higia.tipoPesquisa PIBICpt_BR
dc.higia.pages18 fpt_BR
dc.higia.orientadorLima, Eduardo Jorge da Fonseca-
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