Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://higia.imip.org.br/handle/123456789/446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaggioni, Leticia-
dc.contributor.authorFalbo, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorPessoa, Tiago Moreira Angelim-
dc.contributor.authorPimentel, Aline de Avelar Barreto-
dc.date.accessioned2019-11-28T13:08:32Z-
dc.date.available2019-11-28T13:08:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/446-
dc.description.abstractIntrodução: As características de um tutor efetivo devem abranger três domínios de competência: congruência social (capacidade de favorecer a interação do grupo), congruência cognitiva (capacidade de se expressar de forma efetiva) e conhecimento do conteúdo sobre o tema a ser discutido. Objetivos: determinar o perfil de domínios de competência do tutor. Métodos: estudo corte transversal envolvendo 49 tutores do curso de medicina. Os tutores foram avaliados por, aproximadamente, 32 estudantes e em três grupos tutorias, num total de 422 avaliações. O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) no período de setembro de 2015 a junho de 2016. Resultados: o tempo da função de tutor apresentou mediana de 2,4 anos. A maior parte realizou capacitação em ABP (93.9%). Em mais de 80,0% dos casos os três domínios foram identificados (congruência cognitiva 95,0%; de conhecimento de conteúdo 89,5% e congruência social 82,5%). Foi observada associação entre a congruência cognitiva e o TED (p=0,02; RP=0,59; IC95% (0,41-0,84). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da FPS conforme parecer número 1.242.981. Conclusões: os três domínios de competência foram identificados e a congruência cognitiva foi associada com maior tempo utilizado para o estudo dirigido.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.titlePerfil sociodemográfico, acadêmico e de domínios de competência do tutor em uma aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.higia.programPIBICpt_BR
dc.higia.tipoPesquisa PIBICpt_BR
dc.higia.pages23 fpt_BR
dc.higia.orientadorFalbo, Ana Rodrigues-
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final_Letícia Maggioni.pdf440.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.