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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Adriano Albuquerque Gomes de-
dc.contributor.authorBarbosa, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.contributor.authorFalcão, Fabíola Coelho Nunes Marinho-
dc.contributor.authorBrito, Thais Aguiar-
dc.contributor.authorMachado, Júlia Sales-
dc.date.accessioned2019-12-02T14:57:29Z-
dc.date.available2019-12-02T14:57:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/463-
dc.description.abstractOBJETIVO: Avaliar o conhecimento de estudantes de graduação dos cursos de medicina e psicologia em relação ao transtorno do espectro autista (TEA). MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, tipo corte transversal, com estudantes do primeiro e último ano do curso de medicina e primeiro e último período de psicologia. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado contendo 20 questões para caracterização sociodemográfica dos estudantes, conhecimento prévio e conhecimento técnico-científico. A pesquisa foi aprovada pelo CEP, CAAE: 50603515.6.0000.5569. Os dados foram analisados através do software Epi Info 7.2.0.1. RESULTADOS: Foram analisados 274 questionários, os quais evidenciaram déficits no conhecimento dos estudantes acerca do TEA, tais como 100% dos estudantes do último período de psicologia e 79% do último ano de medicina subestimam a prevalência do TEA no Brasil; 33% dos estudantes de psicologia do último período afirmam que um diagnóstico precoce de TEA é prejudicial e 22,22% que a causa do TEA seria o distanciamento afetivo dos pais; 33% dos estudantes do último ano de medicina referem intelecto acima do normal como uma característica importante para o diagnóstico. Foi constatado que há um bom conhecimento sobre o sexo mais acometido, a definição do transtorno e os critérios diagnósticos. CONCLUSÃO: Ainda existem lacunas no conhecimento dos estudantes de graduação de medicina e psicologia acerca do TEA. A compreensão da amplitude e complexidade do transtorno ainda é muito inferior ao ideal, sendo necessário maior investimento nesta área do conhecimento dentro das universidades e de estímulos a pesquisas sobre o tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno Autísticopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleNível de conhecimento sobre o transtorno do espectro autista pelos estudantes de medicina e psicologiapt_BR
dc.higia.programPIBICpt_BR
dc.higia.tipoPesquisa PIBICpt_BR
dc.higia.pages21 fpt_BR
dc.higia.orientadorBarbosa, Leopoldo Nelson Fernandes-
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