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dc.contributor.authorInstituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, (autor entidade)-
dc.date.accessioned2021-10-25T18:51:20Z-
dc.date.available2021-10-25T18:51:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/647-
dc.description.abstractA assistência, o ensino e a pesquisa formam o tripé sobre o qual estão erguidas as principais instituições de saúde no Brasil e no mundo. Estes três elementos interagem entre si de forma sinérgica. Por exemplo, a qualidade da assistência prestada é fortemente influenciada pela existência de uma robusta atividade de ensino e viceversa. Da mesma forma, além de qualificar o ensino e a assistência, a intensidade da atividade de pesquisa é um indicador da vitalidade e energia Institucional e ao mesmo tempo um agente indutor da sua transformação e aprimoramento. Ao longo de mais de meio século de existência, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira consolidou seu status de referência nacional na assistência e no ensino em saúde e caminha a passos largos para se posicionar entre as Instituições que lideram a atividade de pesquisa em saúde no país. Ademais, a associação com a Faculdade Pernambucana de Saúde trouxe um novo e vigoroso conjunto de oportunidades, em que o produto final é maior que a soma das partes. O programa de iniciação científica, os mestrados profissionais, o muito bem avaliado programa de mestrado e doutorado em Saúde Materno Infantil, a Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, o Fundo de Apoio ao Ensino e Pesquisa, o Centro de Pesquisas Clínicas, e o pioneiro Laboratório de Pesquisa Translacional Prof. C.A. Hart são apenas alguns dos marcos da trajetória de crescimento da atividade de pesquisa no IMIP. O lançamento da terceira edição deste Manual ao Pesquisador do IMIP também merece destaque por sua importância simbólica e prática. Enquanto a complexidade da atividade de pesquisa não permite prescrições de receitas ou fórmulas prontas e acabadas, os textos que servem de guia introdutório, como este Manual, são muito úteis na apresentação ao tema e ao método científico. Vários anos após a segunda edição, as atualizações eram prementes. Não obstante o surgimento de novos problemas oriundos da complexa e dinâmica transição demográfica e social que vivemos, a evolução do conhecimento tem agregado novos conceitos e abordagens à solução dos problemas cotidianos. Daria destaque especial a duas questões surgidas nos últimos anos que influenciam a atualidade do texto. A primeira diz respeito ao surgimento e evolução do conceito de Pesquisa Translacional. Tanto no que se refere às lacunas entre o conhecimento originário da ciência básica e sua aplicação clínica (da bancada à beira do leito) quanto à pesquisa translacional tardia. Esta última se ocupa das lacunas entre a evidência e o acesso, ou seja, da eficácia e efetividade demonstrada até sua real incorporação à prática em saúde pública. A segunda questão diz respeito à revisão do marco regulatório sobre pesquisas no Brasil. Uma década e meia depois da publicação da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, era preciso aprimorá-la e aperfeiçoá-la, com o desafio de não haver distanciamento dos mais altos preceitos APRESENTAÇÃO 18 éticos nem dos princípios básicos da proteção ao participante da pesquisa. Este trabalho redundou na aprovação de nova resolução pelo pleno do CNS em dezembro de 2012 e suas atualizações estão refletidas no texto aqui apresentado. Assim, tenho certeza de que a nova edição do Manual do Pesquisador do IMIP continuará sendo útil aos que dão os primeiros passos na atividade de pesquisa mas também servirá como referência àqueles já iniciados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodologia científicapt_BR
dc.subjectManual de pesquisapt_BR
dc.titleManual do pesquisador 2013pt_BR
dc.higia.programPublicações IMIPpt_BR
dc.higia.tipoLivro e Outrospt_BR
dc.higia.pages278 f.pt_BR
dc.higia.areaMetodologiapt_BR
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