Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://higia.imip.org.br/handle/123456789/796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Carime Caroline Magalhães-
dc.contributor.authorSilva, Thaís Carine Lisboa da-
dc.contributor.authorGomes, Neciula de Paula Carneiro Porto-
dc.date.accessioned2022-06-30T14:33:32Z-
dc.date.available2022-06-30T14:33:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/796-
dc.description.abstractA Socialização Interprofissional (SIP) facilita a construção de competências colaborativas em aprendizagem compartilhada e a criação de uma identidade interprofissional. Diante da necessidade de mensurar como estudantes e profissionais da saúde se percebem no processo da SIP, surge a Interprofessional Socialization and Valuing Scale com 21 itens (ISVS-21). Neste estudo analítico de validação psicométrica, 274 graduandos da Faculdade Pernambucana de Saúde, dos segundo e terceiro anos, responderam via on-line a ISVS-21 traduzida e adaptada ao contexto brasileiro. A escala mensura crenças, comportamentos e atitudes presentes no cuidado colaborativo. Os dados foram analisados pelos programas AMOS e SPSS versão 27. A análise fatorial confirmatória e o alpha de Cronbach foram os testes psicométricos usados para avaliar, respectivamente, a validade e a confiabilidade do instrumento ISVS-21. Cinco modelos foram executados para determinar o melhor ajuste do modelo, indicando propriedades de medição aceitáveis, com um alfa de Cronbach de 0,937. A versão brasileira da ISVS-21 confirma o constructo único do modelo original de 1 fator e 21 itens. Instrumentos de medidas de SIP são necessários para capturar o papel da Educação Interprofissional em Saúde na transformação das abordagens colaborativas do cuidado, sob a ótica da valorização e socialização interprofissional entre estudantes da graduação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectColaboração intersetorialpt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.titleValidação da Interprofessional Socialization and Valuing Scale (ISVS) para estudantes no Brasilpt_BR
dc.higia.programPIBICpt_BR
dc.higia.tipoPesquisa PIBICpt_BR
dc.higia.pages32 f.pt_BR
dc.higia.orientadorSilva, Thaís Carine Lisboa da-
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PIBIC 2020 2021_Carime Caroline MagalhÆes Oliveira.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.