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dc.contributor.authorNovaes, Fernanda Patrícia Soares Souto-
dc.date.accessioned2023-05-05T16:00:21Z-
dc.date.available2023-05-05T16:00:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/928-
dc.description.abstractIntrodução: A comunicação é um dos pilares da assistência e das boas práticas profissionais em saúde. Todavia, a perda da subjetividade e o esfriamento das relações humanas repercutem no atendimento em saúde. Nesse contexto, consensos e diretrizes curriculares nacionais e internacionais sobre o ensino da comunicação nas escolas médicas destacam a importância dela na formação dos profissionais de saúde. Vale salientar que educadores médicos estão sendo desafiados a encontrar estratégias de ensino-aprendizagem para tal. Nesse sentido, a disciplina Comunicação em Saúde (CS) é ofertada como optativa, como interprofissional, e recebe estudantes de Educação Física, de Enfermagem, de Farmácia, de Medicina e de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Associa a plataforma on-line DocCom.Brasil com Seminários Lúdico-reflexivos (metodologia desenvolvida pela autora), envolvendo brincadeiras, dinâmicas integrativas, arte, entre outras estratégias, inserindo métodos ativos em cursos de matriz curricular tradicional. Diante das inovações da disciplina CS, surgiu a necessidade de compreender a experiência e as possíveis repercussões na vida pessoal, na acadêmica e na profissional dos participantes. Objetivo: Compreender a experiência de ensino-aprendizagem na disciplina CS. Métodos: Pesquisa qualitativa orientada pela Hermenêutica Filosófica de Gadamer. Os conceitos gadamerianos sobre fusão de horizontes, diálogo, historicidade e posição do pesquisador em relação ao objeto de pesquisa lançam luzes na compreensão da experiência. O corpus da pesquisa é formado por documentos (produções audiovisuais, artísticas e acadêmicas), por diário de campo da professora/pesquisadora e por grupos focais (GF) on-line. O estudo dos GF teve referencial metodológico na Análise de Conteúdo de Bardin, sendo aplicado um formulário com características sociodemográficas dos participantes que vivenciaram a experiência das aulas presenciais (2015-2019), antes da pandemia por Covid-19 em 2020. Todos os ex-alunos foram convidados (n=368), 40 aceitaram, dos quais 04 formaram o GF Teste, 06 não conseguiram participar e 30 foram distribuídos em 03 GF conforme tipologia: i. Monitores (n=8); ii. Graduandos (n=13); e iii. Profissionais de Saúde (n=9). Os encontros tiveram duração de 60-90 min, pela sala virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Os coorientadores mediaram os GF e a professora/pesquisadora atuou como observadora participante. Após a transcrição das entrevistas em documento de Word, foi realizada leitura flutuante, análise categorial sintética, seguida de análise vertical, grupo a grupo, trazendo narrativas para complementar a compreensão e para contextualizar a síntese. Resultados: São apresentados na forma de artigos, articulando as fontes de informações com elementos do pensamento gadameriano: 1) Diário de campo (historicidade): Artigo 1. “Trajetória e Construção Coletiva da Disciplina Comunicação em Saúde: A Experiência da Univasf - Campus Petrolina - PE”; 2) Documentos (linguagem e arte): Artigo 2. “Comunicação em Saúde e Registro Audiovisual da Experiência Formativa: Arte e Diálogo em uma Visão Gadameriana”; 3) GF on-line (diálogo e fusão de horizontes): Artigo 3. “Experiência de Ensino-Aprendizagem dos participantes da disciplina Comunicação em Saúde, do processo de ensino-aprendizagem à prática profissional”. Conclusão: A experiência foi atravessada pela potência do diálogo, da arte, da ludicidade e do convívio, ressignificando a comunicação e as relações interpessoais. A elaboração das vivências em experiências nos GF on-line representou um resultado inesperado da pesquisa. Articular Hermenêutica Filosófica e pesquisa sistemática é um caminho raro e inovador. A experiência de ensino-aprendizagem na disciplina CS significou uma forma de expressão da subjetividade no meio acadêmico, de compreensão mútua, de convívio e de ludicidade, aprimorando a vida pessoal, o bem estar acadêmico, a identidade profissional e o cuidado em Saúde. Abstract: Background: Communication is one of the pillars of healthcare and good professional practice in health. Nevertheless, the loss of subjectivity and the cooling of human relations affect healthcare. In this context, national and international consensuses and guidelines on the teaching of communication in medical schools have highlighted its importance in formation of health professionals. Medical educators are facing noteworthy challenges in finding teaching-learning strategies to this end. Accordingly, the course Communication in Healthcare (CH) has been offered as an interprofessional elective, welcoming students of Medicine, Nursing, Pharmacy, Physical Education and Psychology at the Universidade Federal do Vale do São Francisco. It associates the online platform DocCom.Brasil with ludic-reflective seminars (methodology developed by the author), involving games, integrative dynamics, art, and other strategies, inserting active methods in programs with traditional curricula. Given the innovations of the CH course, it has become necessary to understand the experience and its possible repercussions in the personal, academic, and professional lives of participants. Objective: To comprehend the teaching-learning experience of the CH course. Methods: Qualitative research guided by Gadamerian philosophical hermeneutics. The Gadamerian concepts of fusion of horizons, dialogue, historicity, and position of the researcher in relation to object of research shed light on the comprehension of experience. The body of the research comprises documents (audiovisual, artistic, and academic productions), professor/researcher’s field journal, and online focus groups (FG). The methodological framework of the study was Bardin’s Content Analysis; a questionnaire with sociodemographic characteristics was applied to the participants who lived the experience of in-person classes (2015-2019), before the Covid-19 pandemic in 2020. All former students (n=368) were invited; 40 accepted, 4 of whom comprised the test FG; 6 were unable to participate; and 30 were distributed as follows: Teaching Assistants (n=8), Students (n=13), and Health Professionals (n=9). Meetings lasted 60 to 90 minutes, using the virtual platform of the Brazilian Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Facilitators mediated the FG, and the professor/researcher acted as a participating observer. After transcription of the interviews in Word documents, the researcher carried out floating reading, synthetic categorical analysis, and subsequent group-by-group vertical analysis, bringing narratives to complement the comprehension and contextualize the synthesis. Results: The results are presented in the form of articles, articulating the sources of information with elements of Gadamerian thought: 1) Field diary (historicity): Article 1. “Trajectory and Collective Construction of the Communication in Healthcare Course: The Experience at Univasf – Petrolina, Pernambuco Campus”; 2) Documents (language and art): Article 2. “Communication in Health and Audiovisual Record of Formative Experience: a Gadamerian Vision of Art and Dialogue”; 3) Online FG (dialogue and fusion of horizons): Article 3. “Experience of participants in the Communication in Healthcare course from the teaching-learning process to professional practice”. Conclusion: The experience was permeated by the potential of art, ludicity, and living together, re-signifying communication and interpersonal relationships. The reworking of lived experienced during the online FG represented an unexpected research result. Linking philosophical hermeneutics and systematic research is a rare and innovative path. The teaching-learning experience in the CH course signified a form of expression of subjectivity in the academic environment, of mutual comprehension, living together, and ludicity, improving personal life, academic well-being, professional identity, and healthcare.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleExperiência de ensino-aprendizagem na comunicação em saúdept_BR
dc.higia.programDoutorado em Saúde Integralpt_BR
dc.higia.tipoTesept_BR
dc.higia.pages327 f.pt_BR
dc.higia.orientadorAlves, João Guilherme Bezerra-
dc.higia.coorientadorGrosseman, Suely-
dc.higia.pesqEducação de profissionais em saúdept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Integral

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