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dc.contributor.authorFernandes, Raphaella Amanda Maria Leite-
dc.date.accessioned2021-10-19T16:14:18Z-
dc.date.available2021-10-19T16:14:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://higia.imip.org.br/handle/123456789/604-
dc.description.abstractIntrodução: A identificação de métodos eficazes para garantir que o sistema de saúde funcione de forma eficiente gera um impacto substancial na criação de uma competente instituição de cuidados de saúde. Assim, a saúde vem implementando, como estratégia imprescindível na assistência ao paciente, a Gestão da Qualidade. Esta trabalha pontos importantes como protocolos e diretrizes para tomada de decisões, avaliação dos processos e fluxos de tratamento, análise de dados e indicadores de saúde e interação dos diversos profissionais de saúde. No entanto, uma barreira imposta na implementação de um sistema de gestão bem estruturado é qualificar profissionais de saúde para exercer tais funções. Objetivo: elaborar e avaliar um curso de especialização em Gestão em Oncologia na modalidade de ensino híbrido para profissionais de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo de Desenvolvimento Metodológico em Educação envolvendo uma intervenção educacional que consistiu em um curso de Gestão em Oncologia na modalidade blended learning. O estudo foi realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fenando Figueira (IMIP) entre julho de 2017 e abril de 2019. A população foi composta de profissionais de saúde do estado de Pernambuco e Mestre em Educação. Para planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação do curso foi utilizado o Design Instrucional ADDIE, o qual envolve cinco fases: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Os dados da avaliação foram coletados dois meses após o término do curso e seguiu o modelo de Kirkpatrick, sendo avaliados os três primeiros níveis. Para essa análise, foi utilizado um questionário tipo likert contendo 27 perguntas com 5 respostas que iam de “concordo totalmente – categoria 5” até “discordo totalmente – categoria 1”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição sob o CAAE: 94020518.9.0000.5201. Resultados: o curso foi desenvolvido em formato modular, apresentando 10 módulos sequenciais. Os módulos foram desenvolvidos em encontros presenciais realizados uma vez por mês com carga horária de 12 horas por encontro, totalizando 120 horas presenciais, e educação à distância através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com carga horária de 240 horas. Após 2 meses do treinamento, 41 participantes, dos 45 que concluiram o curso, responderam ao questionário online tipo likert contendo perguntas sobre sua satisfação, aprendizado e mudança de comportamento, os 3 primeiros níveis do modelo de avaliação de Kirkpatrick. Na análise do primeiro nível do modelo de Kirkpatrick, todas as perguntas tiveram mais de 90% das respostas nas categorias 4 e 5 evidenciando uma elevada satisfação dos estudantes com a intervenção educativa. Na análise do aprendizado dos cursistas, segundo nível do modelo de Kirkpatrick, todas as perguntas obtiveram mais de 87% das respostas nas categorias 4 ou 5, evidenciando altos índices de aprendizagem. Por fim, na análise do terceiro nível, a moda das respostas para todas as perguntas foi 4 ou 5, mostrando que houve uma mudança satisfatória na rotina e no comportamento desses profissionais após a intervenção. Conclusão: foi desenvolvido um curso de gestão em oncologia na modalidade blended learning para profissionais de saúde utilizando o Desenho Instrucional ADDIE. Conclui-se que a intervenção educacional foi satisfatória quando avaliada nos primeiros três níveis do Modelo de Avaliação de Kirkpatrick, evidenciando que o ensino híbrido como abordagem pedagógica na educação continuada para pós-graduação pode ser usada demonstrando excelentes níveis de satisfação do discente. Além disto, que as metodologias ativas podem ser usadas no ensino da pós-graduação demonstrando alto nível de satisfação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectGerenciamento da Prática Profissionalpt_BR
dc.subjectGestão em Saúdept_BR
dc.titleDesenvolvimento, implementação e avaliação de curso de especialização em gestão em oncologia para profissionais de saúde na modalidade de ensino híbrido (Blended Learning)pt_BR
dc.higia.programDoutorado em Saúde Integralpt_BR
dc.higia.tipoTesept_BR
dc.higia.orientadorSilva , Flávia Augusta de Orange Lins da Fonseca e-
dc.higia.coorientadorLima, Jurema Telles de Oliveira-
dc.higia.pesqEducação para profissionais de saúdept_BR
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